No início eram apenas Pensamentos, poesias pra alma mas depois eu fui me soltando e este aqui virou um espaço pra falar de desejos, música, dicas, sexo, sanagem e amor, muito AMOR!

sábado, 31 de janeiro de 2009

:: SOS meu Paraiso ::


Eu estava tão chocada e tão triste com o descaso das autoridades com o meu paraiso e minha piscina particular que eu adotei de coração como minha cidade amada que ainda não tinha comentado o que rolou semana passada em SPA. Os pescadores de São Pedro da Aldeia fizeram uma super manifestação na porta da concessionária Prolagos levando cerca de dez toneladas de peixes mortos num caminhão que foram jogados na porta da concessionária, na Rodovia RJ-106.
Os manifestantes responsabilizam a Prolagos pelo lançamento do esgoto que está provocando uma nova mortandade de peixes na Lagoa de Araruama.
As desculpas são muitas. Todas esfarrapadas. A verdade é que a Prolagos é uma multinacional interessada em lucro, não em preservar a Lagoa de Araruama, e segue a lei, que permite práticas nocivas ao meio-ambiente, entre elas o despejo de esgoto in-natura.
No ano passado os pescadores passaram um grande período sem poder pescar. As águas estavam claras, os peixes se reproduzindo, e era hora de proteger a natureza para que ela pudesse fazer a sua parte.
Com a chegada do verão a população de Cabo Frio e cidades vizinhas aumentou consideravelmente. O esgoto também. Com as chuvas não há tratamento. O esgoto é despejado in-natura nas águas da lagoa.
O problema não é ser tratado ou não. Esgoto é esgoto de qualquer maneira. Esgoto libera substâncias que alimentam as algas e estas precisam de oxigênio para sobreviver, retirando-o das águas da lagoa.
Os esgotos tratados de Iguaba Grande deveriam ser despejados na bacia do rio Una, que necessita de nitrogênio e fósforo para abastecer a agricultura da região. O maior volume dágua também evitaria a maré salgada, um dos problemas que o atinge.
Em Cabo Frio a empresa Prolagos, responsável pela coleta e tratamento dos esgotos na região, despeja na lagoa 400 litros de esgoto tratado por segundo. Mesmo tratado, esgoto é esgoto em qualquer lugar do mundo. A diferença é que, além do esgoto, ainda há uma concentração de produtos químicos. Infelizmente nossas leis permitem uma aberração como essa. O nitrogênio e o fósforo continuarão a ser despejados na lagoa, acelerando o crescimento das algas.
Se não houver uma renovação constante, os peixes morrem. Foi o que aconteceu.
A draga que trabalhava no Canal de Itajurú, melhorando a entrada de água do mar, está parada desde o ano passado.
As autoridades… Ah!… as autoridades… onde estão? O Ministro Minc nunca se interessou pela região. Seu foco sempre foi Angra, Mangaratiba, região preferida do atual governo. Como Ministro então…
Continuaremos protestando, se nos for dado esse direito, mesmo correndo o risco de que venham a dizer, mais tarde, que só sabemos reclamar.
Eu só sei que eu quero minha lagoa de volta como antes. Quero nadar, correr, remar e pescar... quero a água cristalina novamente, quero sereias, sereios e pescadores felizes...

Nenhum comentário: