No início eram apenas Pensamentos, poesias pra alma mas depois eu fui me soltando e este aqui virou um espaço pra falar de desejos, música, dicas, sexo, sanagem e amor, muito AMOR!

terça-feira, 8 de julho de 2008

:: Programa de Coleta Seletiva de Lixo ::

Hj quero falar de um assunto mto sério... Não que o que a gente fale por aqui não seja sério, são normalmente coisas do coração e eu sou a maior defensora das dores e alegrias do coração mas o bagulho é mto sério desta vez e se não começarmos a cuidar disso agora o problema vai ter uma dimensão absurda. Estou falando do nosso LIXO, galera... Quantos de nós separa o lixo orgânico do lixo seco? Quantos de nós separa o que é passível de ser reciclado e o que não é? Na sua cidade, existe algum projeto de coleta seletiva de lixo? Não?! Pois é, gente! Ta aí um dos problemas... O que adianta separamos todo o lixo e dai ele ser jogado no caminhão junto com aquelas sacolas todas misturadas?! Com o tempo, o lixo depositado em lixões produz o Chorume, um líquido que infiltra o solo e POLUI as fontes de água potável. Além disso, o lixo atrai animais que transmitem doenças, como o Aedes aegypti, transmissor da DENGUE, o rato transmissor da LEPTOSPIROSE, entre outros. Outro problema é o lixo que as pessoas jogam nas ruas. Ele entope bueiros e as galerias, bloqueando o escoamento das águas e causando ENCHENTES. O acúmulo de lixos nas encostas gera peso e também provoca DESLIZAMENTOS, principalmente durante temporais. Nos oceanos e rios, por exemplo, o lixo traz DANOS ECOLÓGICOS irreparáveis. Muitas tartarugas marinhas morrem asfixiadas por sacos plásticos ao confundi-lo com a água viva, a sua principal fonte de alimentação. também, polui as mariculturas(culturas de mariscos) e ainda causam danos à navegação.

O que é mais louco é que cada brasileiro produz de meio a um quilo de lixo por dia. O LIXO ÚMIDO (ou Orgânico) e o LIXO SECO (ou Inorgânico). O LIXO ÚMIDO é composto de sobras de alimento, o lixo de banheiro, as podas das árvores, as capinas, os restos orgânicos em geral e o LIXO SECO são os papéis, plásticos, vidros e metais. Sabemos que o gde lance da reciclagem é a redução da poluição do solo, da água e do ar.

O QUE PODEMOS FAZERRR (são os 3 Rs) ? REDUZIR: Escolher bem antes de comprar. Mais da metade do que compramos é pura embalagem, que, quase sempre vai para o lixo.Escolher embalagens retornáveis, como garrafas de algumas bebidas e galões de água mineral.Reduzir o consumo de materiais que resultam em lixo tóxicos, como as pilhas. Opte pelas pilhas recarregáveis. REUTILIZAR: Usar papel de rascunho nos dois ladosNão jogar fora coisas que podem ser vendidas ou doadas para sebos, bibliotecas ou brechós( livros, revistas, roupas, móveis etc).Seja criativo e faça coisas úteis a partir de sucatas. Um exemplo são vassouras feitas a partir de garrafas PET.Prefira embalagens retornáveis. RECICLAR: É o ato de fazer voltar ao processo de produção os materiais(papel, plástico, vidro e metal), para a confecção de novos produtos, com isso preservando o meio ambiente, poupando energia e reduzindo a extração de recursos naturais. Na verdade quem recicla é a industria mas a reciclagem mesmo começa em casa através da separação destes dois tipos de lixo.

Nosso papel é pressionar nossos municípios a criar programas de COLETA SELETIVA e a promover e incentivar as industrias de reciclagem.

Foi pensando nisso que um cara super do BEM chamado Rodrigo Macedo, que por sinal é meu cunhado, desenvolveu um Projeto LINDO, junto a SECAF, de Cabo Frio, para implementar a Coleta Seletiva naquela região. O que é mais facinante neste Projeto é que além de todo o BEM para o Meio Ambiente, será possível desenvolver um trabalho social com centenas de pessoas necessitadas que engloba desde assistência dentária, até mesmo a distribuição de leites, materiais de limpeza, materiais escolares, etc...

Eu acredito mto que Papai do Céu designa algumas pessoas que ele tb considera do BEM e apresenta, de uma forma ou de outra, Projetos, ideias e pessoas, para que pessoas como o Rodrigo, possam colocar isso tudo em prática e fazer o BEM para a população.

Eu estou aqui hj para dizer que o Pensamentos do BEM não só SUPER apóia esta iniciativa, como está contribuindo efetivamente para a implementação deste mesmo Projeto em uma outra região vizinha a Cabo Frio, o local onde eu escolhi para montar o meu novo casulo do BEM, SPA.

É isso aí galera! Fica aqui a minha dica. Vamos nos reunir, e separar o nosso lixo, reciclar e ajudar este Planeta LINDO que vivemos...

Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho do Rodrigo é só entrar no blog dele aqui!

Um comentário:

Méntimus disse...

Olá!
Estou começando a participar da coleta seletiva em Cabo Frio com o lixo residencial que minha família produz e gostaria de saber o número de telefone do Rodrigo Macedo para entrar em contato. Caso tenha, posto que ele é teu cunhado, envie-me.
Desde já agradeço e parabéns pelo blog.